Artigos Científicos e Cuidado Integrativo

Com a difusão do Jin Shin Jyutsu ao redor do mundo e de sua inserção no contexto das melhores práticas de terapias integrativas ao longo dos últimos anos, muitos estudos e artigos científicos sobre a Arte e seus benefícios no cuidado complementar e integrativo começaram a ser publicados.  


Nos Estados Unidos, a Jin Shin Jyutsu, Inc. e a Atlantic Health System criaram um programa único de ensino e certificação de praticantes de Jin Shin Jyutsu. Para saber mais sobre os serviços de terapias integrativas oferecidos pela AHS no Morristown Medical Center, clique aqui. Já para obter informações sobre o programa de certificação, acesse este link.


A Universidade da Califórnia, em San Diego, também tem um centro de medicina integrativa que inclui o Jin Shin Jyutsu entre suas modalidades, conheça o trabalho desenvolvido nesta página.


Para acessar mais artigos científicos no idioma original de suas publicações, acesse o site de nosso Escritório Central nos Estados Unidos através deste link.


no Brasil, nossa Praticante Marcia Emi Kimura dedicou sua tese de pós-graduação ao estudo do Jin Shin Jyutsu. Para acessar o estudo completo, clique aqui. Registramos nossa gratidão a ela pelo cuidado, dedicação e disponibilidade em trabalhar conosco desde a concepção até a publicação de sua tese. 


Nosso Praticante Wallace Machado Pinheiro dedicou seu TCC de pós-graduação em Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein, em São Paulo ao estudo da aplicação do Jin Shin Jyutsu juntamente com um programa de 21 dias de equilíbrio metabólico e reeducação alimentar. Leia o trabalho neste link.


Além disso, o Jin Shin Jyutsu está presente no Hospital São Paulo, na UNIFESP / Escola Paulista de Medicina, através do Projeto Cuidando do Cuidador, co-criado pela praticante Denise Vieira Ieno e a Prof. Dra. Simone Brasil de Oliveira Iglesias, com o apoio e orientação de nossa instrutora e médica Dra. Iole Lebensztajn. Semanalmente, praticantes voluntários atendem a equipe médica, de enfermagem, colaboradores e pais das crianças internadas na UTI Pediátrica desde 2015. Conheça mais sobre o projeto aqui.  


Muitos outros praticantes atendem regularmente em hospitais, oferecendo um cuidado seguro e eficiente a quem precisa. Há vários projetos em desenvolvimento e crescimento - caso você tenha interesse em desenvolver um novo projeto ou esteja trabalhando em um projeto em desenvolvimento e queira publicá-lo, entre em contato conosco.


Através das pesquisas, estudos e parcerias com renomadas instituições no Brasil e no mundo, nós posicionamos o Jin Shin Jyutsu em sintonia com as melhores práticas integrativas e complementares em saúde disponíveis.